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Administradoras: a representatividade das mulheres nos projetos pedagógicos do curso de bacharelado em administração

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dc.contributor.author Correa, Jéssica Minuscoli
dc.date.accessioned 2021-08-05T18:47:50Z
dc.date.available 2021-08-05T18:47:50Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation CORREA, Jéssica Minuscoli. Administradoras: a representatividade das mulheres nos projetos pedagógicos do curso de bacharelado em administração. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1950. Acesso em: 05 ago. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1950
dc.description.abstract Esta pesquisa procurou responder de que forma ocorre a representação de autoras mulheres na estruturação bibliográfica de um curso de bacharelado em administração, cujo objetivo buscou identificar na constituição do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Administração de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil a presença de autoras mulheres como caminho para compreender a representatividade. Coletou-se dados dos PPCs e realizou-se entrevistas com os Coordenadores do curso, a fim de compreender as suas visões acerca da desigualdade de gênero. O referencial teórico da pesquisa estruturou-se em três eixos, a saber: cenário da gestão no Brasil: desigualdade entre mulheres e homens; discussões e avanços das pautas feministas no Brasil e a composição da administração como campo científico no Brasil. A partir dos dados analisados, por meio da Análise de Conteúdo, interpretou-se que o curso não contempla as pautas feministas em prol da igualdade entre mulheres e homens e, ainda, parece contribuir para o cenário de desigualdades, tendo em vista que os sujeitos entrevistados não percebem algumas problemáticas associada às mulheres e dos movimentos que fomentam a discriminação. Recomenda-se, a partir dos resultados obtidos neste estudo, a revisão do PPC do curso tornando-o mais representativo em relação às autoras mulheres e às questões de desigualdade de gênero, assim como, realize-se formações de docentes e de gestores, acerca da desigualdade de gênero, para que os sujeitos envolvidos nos PPC e na execução do curso tenham alcance das problemáticas associadas às mulheres e possam desenvolver estratégias de ensino que as contemplem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject administração pt_BR
dc.subject mulheres pt_BR
dc.subject representatividade pt_BR
dc.subject representatividade pt_BR
dc.subject gestão pt_BR
dc.title Administradoras: a representatividade das mulheres nos projetos pedagógicos do curso de bacharelado em administração pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão pt_BR
dc.contributor.advisor Cassel, Cássio pt_BR
dc.degree.local Canoas pt_BR
dc.description Muitos cresceram sendo ensinados que mulheres e homens se comportam de forma diferente um do outro, simplesmente porque “é da natureza” de cada um deles. Entretanto, essa diferença vai além do sexo, tem a ver com como a pessoa se percebe e se expressa socialmente, e isso se dá através do gênero, que, conforme Colling e Tedeschi (2019) busca “dar conta de relações socialmente constituídas, que partem da contraposição e do questionamento dos convencionados gêneros feminino e masculino, suas variações e hierarquização social”. pt_BR
dc.degree.graduation Administração pt_BR


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