dc.contributor.author |
Fontella, Bruna Morais |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-12T14:28:39Z |
|
dc.date.available |
2021-08-12T14:28:39Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
FONTELLA, B. M. O uso da história em quadrinho Dom Casmurro para o ensino de literatura na escola. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Português) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1997. Acesso em: 11 ago. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1997 |
|
dc.description.abstract |
Este projeto foi pensado com o objetivo de desenvolver uma forma de
tornar o ensino de literatura mais atraente para os estudantes do Ensino Médio.
Assim, escolhemos o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob forma de
História em Quadrinhos (HQ) para o ensino de literatura e para a prática de leitura e
produção textual. A escolha da HQ deve-se ao fato de estar mais presente no
cotidiano de vários estudantes, tornando assim a leitura mais atraente por conta do
gênero e da linguagem mais acessível. Trata-se de um trabalho de caráter
bibliográfico com uma proposta de projeto de ensino de literatura para o Ensino
Médio. Esse projeto não só contempla a produção textual escrita, mas também a do
gênero meme, para os quais espera-se alcançar uma das muitas habilidades
propostas na BNCC. Além dos documentos do Ministério da Educação, servirão
como suporte teórico as publicações de Todorov (2009), Rochou (2010), Maciel
(2016) e Zafalon (2020). |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Closed Access |
en |
dc.subject |
História em quadrinho |
pt_BR |
dc.subject |
Dom Casmurro |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.title |
O uso da história em quadrinho Dom Casmurro para o ensino de literatura na escola |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Letras - Português |
pt_BR |