dc.contributor.author |
Ribeiro, Cristiele Magalhães |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-06T18:00:06Z |
|
dc.date.available |
2022-01-06T18:00:06Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, C. M. A educação no Jornal da Globo: um olhar complexo. In: CIDI CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DOS SUJEITOS NAS SOCIEDADES CONTEMPOR NEAS, 2., 2018, Novo Hamburgo. Anais… Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2018. p. 387-395. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3150-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2341 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objeto de estudo o discurso do comentarista Arnaldo Jabor, que foi ao
ar no Jornal da Globo, da Rede Globo de Televisão, intitulado Miséria da educação no Brasil não é um
acidente, mas sim uma obra de séculos. O método utilizado foi o paradigma da complexidade, de Edgar
Morin, a técnica foi a semiologia, de Roland Barthes, e o tipo de pesquisa foi a semiológica, também de
Roland Barthes. Dentre as considerações provisórias, identificamos que estão presentes no discurso
diferentes estratégias para afirmar que a educação brasileira é ruim devido ao interesse dos governantes
de que a população não tenha conhecimentos complexos; o discurso realiza generalizações contestáveis
e carece de uma melhor contextualização histórica, ao passo que são reconhecidos intertextos presentes
nas questões culturais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora Feevale |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma da complexidade |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal da Globo |
pt_BR |
dc.title |
A educação no Jornal da Globo: um olhar complexo |
pt_BR |
dc.type |
Apresentação em Evento |
pt_BR |
dc.description |
Pesquisa apresentada no II Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares, 2018. |
pt_BR |