DSpace Repository

A educação no Jornal da Globo: um olhar complexo

Show simple item record

dc.contributor.author Ribeiro, Cristiele Magalhães
dc.date.accessioned 2022-01-06T18:00:06Z
dc.date.available 2022-01-06T18:00:06Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation RIBEIRO, C. M. A educação no Jornal da Globo: um olhar complexo. In: CIDI CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DOS SUJEITOS NAS SOCIEDADES CONTEMPOR NEAS, 2., 2018, Novo Hamburgo. Anais… Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2018. p. 387-395. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3150-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2341
dc.description.abstract Este artigo tem como objeto de estudo o discurso do comentarista Arnaldo Jabor, que foi ao ar no Jornal da Globo, da Rede Globo de Televisão, intitulado Miséria da educação no Brasil não é um acidente, mas sim uma obra de séculos. O método utilizado foi o paradigma da complexidade, de Edgar Morin, a técnica foi a semiologia, de Roland Barthes, e o tipo de pesquisa foi a semiológica, também de Roland Barthes. Dentre as considerações provisórias, identificamos que estão presentes no discurso diferentes estratégias para afirmar que a educação brasileira é ruim devido ao interesse dos governantes de que a população não tenha conhecimentos complexos; o discurso realiza generalizações contestáveis e carece de uma melhor contextualização histórica, ao passo que são reconhecidos intertextos presentes nas questões culturais. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Editora Feevale pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Paradigma da complexidade pt_BR
dc.subject Jornal da Globo pt_BR
dc.title A educação no Jornal da Globo: um olhar complexo pt_BR
dc.type Apresentação em Evento pt_BR
dc.description Pesquisa apresentada no II Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares, 2018. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account