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Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro]

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dc.contributor.author Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk
dc.contributor.author Araujo, Margarete Panerai
dc.date.accessioned 2022-01-27T19:31:25Z
dc.date.available 2022-01-27T19:31:25Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation TELLES, T. C. K. ; ARAÚJO, M. Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas. In: Margarete Araujo; Tamara Cecilia Karawejczyk Telles. (Org.). Memória, Cultura e Indústrias Criativas. 1 ed. Canoas: Unilasalle, 2020, v. 1, p. 8-12. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/books/issue/viewFile/317/29. Acesso em: 26 jan. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2414
dc.description.abstract A organização de um livro, inserido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais que têm sua gênese interdisciplinar, promove discussões amplas e profícuas. O momento atual caracteriza-se por ser um período de grandes desafios. Desafios que levam as organizações em geral, incluindo-se o segmento da economia criativa, a se prepararem para superar as dificuldades apresentadas no dia-a-dia, evidenciadas pelas rápidas mudanças estabelecidas. Essas mudanças atingem a grande maioria das organizações, impulsionando o questionamento de paradigmas em todos os níveis da sociedade e do conhecimento humano, provocando em nós um estado de abertura e flexibilidade relacionadas às atuais sustentações epistemológicas do mundo contemporâneo. Entrelaçar memória, cultura e indústrias criativas, é legitimar um referencial teórico que é multidisciplinar e preocupa-se com questões ligadas à identidade, individual ou coletiva (BERND, 2013), comportando diversas abordagens, dependendo do olhar da disciplina ou do autor que dela está se ocupando, possibilitando a coexistência de visões até certo ponto antagônicas entre os autores das diversas áreas do saber. Como conceito significativo a noção de Memória tem sofrido ressignificações bastante importantes. Para Barros (2009), a memória é como um processo limitado e parcial de lembrar fatos passados ou o significado que um indivíduo representa como passado são as designações mais comuns e habituais da memória. Porém, para recordar, os indivíduos necessitam se apoiar nas convenções sociais, ou seja, o indivíduo se apropria de instrumentos criados por outros, tais como: as palavras e as ideias, sem os quais se torna impossível o funcionamento da memória individual e também de outras pessoas que possam legitimar suas recordações (GRAEBIN, 2013). Então, o indivíduo necessita das lembranças de outras pessoas para relembrar o seu próprio passado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Ed. Unilasalle pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Indústrias Criativas pt_BR
dc.title Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] pt_BR
dc.type Capítulo de livro pt_BR


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