Abstract:
A presente pesquisa foi iniciada a partir do questionamento de como a utilização dos vestígios
memoriais pode contribuir para agregar valor à moda produzida por brechós. O objetivo deste
estudo, então, foi analisar esta relação, por meio da observação de uma empresa do ramo da
moda, o brechó Bendita Traça, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Esse estudo foi
implementado em forma de um produto chamado Diagnóstico de Comunicação, que foi
desenvolvido por meio da observação do negócio na mídia social Instagram, utilizada para
interagir e se comunicar com seu público, além de entrevista (anamnese) realizada com a
empresária fundadora e responsável pela Bendita Traça. O desenvolvimento deste produto
associado aos conhecimentos e contribuição da memória social possibilitaram uma nova visão
sobre o negócio estudado. Também, com o aporte teórico de autores que versam sobre moda,
identidade e vestígios memoriais, foi possível verificar de que modo esses conceitos, inseridos
no contexto da memória social, podem ser positivos para revelar o valor dos produtos e do
negócio.