Abstract:
Este estudo tem como objetivo analisar documentação que aponta para a
gênese das políticas públicas para a inclusão das pessoas com deficiência no
sistema educacional no Brasil. Trata-se de vestígios documentais constantes do
Arquivo Pessoal de Thiago Matheus Würth, acervo constituído em vida, pelo
fundador da primeira instituição de Educação Especial do Brasil, criada em 1926, em
Porto Alegre, transferida para Canoas em 1927, denominada como Instituto
Pestalozzi, inspirada na pedagogia social do educador Johann Heinrich Pestalozzi.
Thiago e sua esposa Johanna Würth, ambos com formação em magistério,
introduziram no Brasil, a concepção da ortopedagogia das escolas auxiliares
europeias, acolhendo crianças e jovens para reeducação e preparação préprofissional. Thiago Matheus Würth participou dos processos iniciais e do
desenvolvimento da Educação Especial no país, estando presente em diferentes
eventos de caráter mundial, que lhe deram formato, como o da Declaração Universal
dos Direitos Humanos (1948), da Declaração dos Direitos da Criança (1959), da
Declaração dos Direitos do Deficiente Mental (1971) e da Declaração dos Direitos
dos Deficientes Físicos (1975). Seu Arquivo Pessoal, atualmente sob custódia de
seus sucessores, pelos vestígios relacionados à sociopolítica e a movimentos de
reivindicações sociais, possibilita-lhe ser incluído no rol dos arquivos que tratam de
direitos humanos e de cidadania.