Abstract:
Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719),
desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século
XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo
pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a
educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta
pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir
dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil
na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras,
busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa
pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle,
de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas
para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos
que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está.