dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-12T21:50:56Z |
|
dc.date.available |
2022-09-12T21:50:56Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67410. Acesso em: 12 set. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3275 |
|
dc.description.abstract |
O artigo apresenta problemáticas sobre Tecnologia Assistiva (TA) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), no sentido de oferecer estímulos a uma visão panorâmica da educação inclusiva no Brasil, em suas múltiplas encruzilhadas, intersecções e insurgências, que mobilizam deslocamentos do olhar. Trata-se de discutir, por uma perspectiva de investigação hermenêutica, os impulsos gerados por práticas educacionais de TA e de DUA no processo de reconhecimento mútuo, de interação social e de construção de aprendizagens coletivas, para promover o exercício da cidadania no trabalho pedagógico de acolher a pessoa como ela é. Ao final do texto, sublinhamos que o sentido das tecnologias para a humanidade é justamente fortalecer o intercâmbio de ideias, o reconhecimento mútuo de pedagogias do encontro com as diferenças, para que todos possam aprender, superando assim as desigualdades. Cabe a nós alargarmos a compreensão da TA somada aos princípios de DUA, como dimensão relacional, da dialetização entre ensino e aprendizagem coletiva, que nos torna humanos, trazendo a linguagem de múltiplas correspondências com a realidade da educação inclusiva e dos processos sócio-históricos e culturais, em diálogos aprendentes e de escuta sensível com os diferentes mundos com características radicalmente potentes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Santa Maria |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho universal à aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.title |
Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |