dc.contributor.author |
Noronha, Fabrícia Py Tortelli |
|
dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-13T00:37:32Z |
|
dc.date.available |
2022-09-13T00:37:32Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
NORONHA, F. P. T. ; BACKES, L. Projetos de aprendizagem associados à gamificação: adaptação da prática pedagógica. In: SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; PALAGI, A. M. M.; GUEDES, A. L. (orgs.). O habitar do ensinar e do aprender: desafios para/na/da educação OnLIFE. 1. ed., v. 2. São Leopoldo: Casa Leiria, 2022, p. 137-150. Disponível em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/educacao/desafios/137/index.html. Acesso em: 12 set. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3282 |
|
dc.description.abstract |
: O artigo aborda a reflexão sobre o desenvolvimento
da metodologia de projetos de aprendizagem associados aos
elementos da gamificação na construção dos conhecimentos
de programação. A discussão se dá em torno da adaptação
das ações pedagógicas para o meio on-line, devido à necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia
da Covid-19, apresentando as potencialidades e os limites
da metodologia. De natureza qualitativa, o estudo faz uso da
pesquisa-ação, com destaque para a fase experimental, analisando as interações no processo de aprendizagem expressas
nas produções dos educandos a partir das falas, mensagens
no fórum, chat, WhatsApp e recortes do diário de campo dos
educadores. Assim, a adaptação da prática pedagógica para o
espaço digital virtual contemplou a associação da gamificação
à metodologia pedagógica, a ampliação do espaço de aprender, bem como a transformação no ambiente educacional com
a alternância dos papéis entre educando e educador. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Casa Leiria |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Projetos de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação on-line |
pt_BR |
dc.title |
Projetos de aprendizagem associados à gamificação: adaptação da prática pedagógica. [capítulo de livro] |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |