Abstract:
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. As mudanças físicas e psicológicas
decorrentes desse processo podem refletir na imagem corporal das mulheres mães,
principalmente, devido ao papel que o corpo ocupa na atualidade. Diante dessa perspectiva,
através das digitais influencers, fomentam-se padrões de beleza que fogem da realidade da
mulher mãe no período do pós-parto. Assim, este estudo teve como objetivo analisar de que
modo as redes sociais influenciam nas percepções de mulheres mães no pós-parto, na faixa
etária de 18 a 35 anos acerca da sua imagem corporal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
descritiva, com a coleta de dados por meio de um questionário sociodemográfico e uma
entrevista aberta que foram analisados e discutidos pela análise de conteúdo e categorização de
Bardin. Foram entrevistadas 15 mulheres mães da região metropolitana de Porto Alegre. A
partir deste estudo, identificou-se que as redes sociais influenciam negativamente nas
percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal. Isso se refletiu em
uma baixa autoestima e altos níveis de comparação social. Percebeu-se que os conteúdos
disponibilizados nesses espaços podem influenciar no uso de cosméticos, medicamentos,
acessórios e na realização de procedimentos estéticos e cirúrgicos a fim reduzir e/ou moldar
partes do corpo indesejáveis no período do pós-parto. E, parece que o tempo de uso, das redes
sociais, acima de 2 horas (por dia) pode estar relacionado a comprometimentos na imagem
corporal e na autoestima.