Abstract:
O objetivo deste trabalho foi o de relatar a experiência de intervenção, em saúde mental,
vivenciada durante o Estágio Obrigatório Específico em Psicologia, realizado em um hospital
dia especializado e residencial terapêutico do município de Canoas, situado no Rio Grande do
Sul, com um paciente diagnosticado com o transtorno do espectro da esquizofrenia. A
esquizofrenia é um transtorno que pode gerar impactos psicossociais, considerando a
diversidade e a gravidade de suas manifestações clínicas, a complexidade do tratamento e,
sobretudo, o impacto causado às famílias, à sociedade e aos próprios pacientes. É
caracterizado por severos prejuízos na cognição, afeto e no comportamento. As alucinações e
os delírios são os principais sintomas psicóticos. É de suma importância que as intervenções
psicoeducativas, parte fundamental, praticamente de todos os protocolos para tratamento no
modelo da terapia cognitiva-comportamental, seja parceira para maximizar a adesão ao
tratamento, evitando o surgimento de recaídas, aumento do funcionamento social e o melhor
manejo de situações de crise do paciente. Igualmente, a psicoeducação se apresenta como uma
alternativa importante para familiares de pacientes com esquizofrenia. Concluiu-se que as
técnicas utilizadas, conquanto não substituam o tratamento medicamentoso, apresentam-se
efetivas para criação de condições favoráveis dos efeitos dos tratamentos farmacológicos e de
seus resultados.