Abstract:
O trabalho das mulheres no ambiente púbico ainda é um desafio,
sobretudo quando falamos de posições de liderança e meios de possuírem os
seus próprios negócios. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios Contínua (PNADC) (IBGE, 2018), as mulheres que são donas de
seu próprio negócio somam 9,3 milhões no Brasil e já representam 34% do
total de negócios, com 48% dos MEIs. Acredita-se que as mulheres, por não
conseguirem encontrar espaços dentro da esfera corporativa, marcada por
práticas desiguais e atravessamentos por diferentes eixos de opressão,
buscam novos espaços para abrirem seus negócios. E mesmo fortalecidas
pelos discursos contra-hegemônicos, precisam pensar em estratégias para
enfrentar os desafios e identificar as oportunidades. Neste trabalho pretendese, a partir dos dados da PNADC, elaborada e disponibilizada pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caracterizar de forma intersetorial
as mulheres no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre
(RMPA), a partir da escolaridade, ocupação, segmento e contribuição para a
previdência social, de forma comparada entre o primeiro trimestre de 2020 e o
primeiro trimestre de 2021. Desta forma, trata-se de um estudo descritivo que
se utiliza de uma pesquisa documental e da estatística descritiva para auxiliar
na análise dos dados. Assume-se previamente que as mulheres passaram por
um processo de precarização no mercado de trabalho na RMPA no período de
estudo.