dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda o fazer do assistente social na política da
educação, no contexto atual, a retração do estado enxugou as políticas
sociais, ampliando a responsabilidade para organizações não governamentais.
A filantropia possibilita ao assistente social neste campo exercer seu projeto
ético-político, na luta pela cidadania, impulsionado por instituições filantrópicas
que são de extrema importância para o alcance dos direitos sociais. O objetivo
geral deste estudo foi analisar a importância da Intervenção do profissional
Assistente Social em uma Instituição Filantrópica de ensino fundamental e seu
impacto na vida dos estudantes carentes. O referencial de estudo foi com base
no conceito de vários autores, sobre capitalismo, filantropia, serviço social,
bolsas de estudo, direitos sociais e outros. O estudo apresenta-se como uma
pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, baseada na análise de
documentos e observação participativa. Para atingir o objetivo foi realizada
visitas domiciliares e entrevista. A amostra foi escolhida pela percepção do
assistente social, da realidade dos sujeitos. Foi organizada uma oficina para
informações e capacitação às famílias, para instruir a entrega correta dos
documentos, a fim de aumentar o número de bolsas renovadas, evitando a
evasão escolar. |
pt_BR |