Abstract:
O presente artigo relata como foi implementado o projeto de intervenção elaborado durante o período
de estágio obrigatório do curso de Serviço Social, em uma escola privada de ensino fundamental, no
município de Porto Alegre/RS. O objetivo da intervenção foi a promoção de atendimentos
socioeducativos com as famílias acompanhadas pelo setor de Serviço Social da escola, a fim de
potencializar a função protetiva das famílias fortalecendo a adesão no processo ensino-aprendizagem.
Para tanto, foram identificados os alunos em situação de infrequência e baixo rendimento escolar,
durante o período pandêmico de aulas remotas. Após a identificação desses dados, os atendimentos
passaram a ser realizados com as famílias e educandos, percebendo-se as necessidades e desafios
particulares de cada sujeito. O método utilizado foi de abordagem qualitativa, tendo por objetivo ampliar
a discussão sobre a atuação do Assistente Social na educação e a importância da sua inserção no
ambiente escolar. Constatou-se que, dentro de cada fragilidade e particularidade apresentada pelas
famílias, o acolhimento e trabalho do conjunto escola-família são a base para o sucesso na vida escolar
das crianças e adolescentes.