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O presente artigo tem como tema central o papel do(a) assistente social na reinserção
profissional do(a) jovem aprendiz a partir da experiência em uma organização sem fins
lucrativos. Seu objetivo geral é o de identificar de que forma o trabalho do(a) assistente social
pode contribuir para esta reinserção a partir de uma organização do terceiro setor.
Metodologicamente, faz-se uma análise sobre o relato de experiência pela autora através da
sua prática de estágio curricular no Centro de Educação Profissional (CEP) na instituição O
Pão dos Pobres de Santo Antônio, no período de abril de 2021 a julho de 2022, numa
abordagem qualitativa, descritiva e documental. Também foram realizados apontamentos a
partir das principais vertentes teóricas sobre o tema proposto, dentre eles Guerra (2014),
Faleiros (2014), Iamamoto (1997), Montaño (2010), Silva (2004), e Raichelis (2013). Além
de ser um profícuo veículo de formação e transição entre os eixos da educação e do trabalho,
a aprendizagem profissional se revelou indispensável para promover o desenvolvimento e a
qualificação profissional, de forma a ampliar a empregabilidade dos(as) jovens egressos ao
mercado de trabalho. Desse modo, cabe sugerir a continuidade dos estudos e reflexões
baseados na práxis do(a) assistente social, uma vez que ficou comprovada a significativa
contribuição do Serviço Social por meio da implementação de um processo interventivo, com
ações construídas a partir da perspectiva dialética e coletiva com vistas à transformação da
realidade, sem desconsiderar que esta está em constante movimento, exigindo avaliação
permanente para lograr uma verdadeira emancipação humana, garantia de direitos, dignidade,
cidadania e autonomia inclusiva. |
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