DSpace Repository

Currículo de matemática do Ensino Superior

Show simple item record

dc.contributor.author Weber, Elson Luciano
dc.contributor.author Olgin, Clarissa de Assis
dc.date.accessioned 2023-05-29T22:00:10Z
dc.date.available 2023-05-29T22:00:10Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation WEBER, E. L. Currículo de matemática do Ensino Superior. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática,v. 12, n. 1, p. 257-272, 2022. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/ripem/article/view/2887. Acesso em: 29 de maio de 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3519
dc.description.abstract Neste artigo apresenta-se as metodologias ativas, como uma possibilidade metodológica para o Ensino Superior, visto que são estratégias de ensino que podem propiciara participação ativados acadêmicos ao longo do processo de construção de sua aprendizagem. Neste contexto, o objetivo desse estudo é apresentar a aplicação do modelo de Sala de Aula Invertida no Ensino Superior em uma aula da disciplina de Equações Diferenciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, na qual buscou-se realizar um planejamento didático utilizando como metodologia de ensino a Sala de Aula Invertida e sua aplicação. Trabalhos com esse escopo visam apresentar, aos professores, instrumentos que possam vir a ser usados nas aulas, e que venham a servir de base para a construção de outros planejamentos, usando metodologias ativas, mais especificamente a Sala de Aula Invertida, com uso deferramentas tecnológicas. Com base na análise dos resultados desta inserção da Sala de Aula Invertida foi possível observar que os alunos inicialmente não vinham para o momento de Aula preparados, pois ainda não haviam se organizado para assistir os vídeos da Pré-aula e assim não conseguiam responder de forma transparente a avaliação diagnóstica. Evidenciou também que,no momento da dinâmica realizada em Aula houve tempo para interação entre alunos e professor, uma vez que os conceitos já haviam sido explicados no momento do Pré-aula e ressaltou a importância do planejamento para caso os alunos não compreenderem as explicações apresentadas nas videoaulas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Sociedade Brasileira de Educação Matemática pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Equações diferenciais pt_BR
dc.title Currículo de matemática do Ensino Superior pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account