dc.contributor.author |
Henz, Sabrina |
|
dc.contributor.author |
Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Rute Henrique da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-04T18:19:50Z |
|
dc.date.available |
2023-09-04T18:19:50Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
HENZ, S. ; ROSA, L. R. L. ; FERREIRA, R. H.S. Da invisibilidade ao multicolorido: uma instalação artística para narrar memórias e apresentar marcas identitárias da EMEF Professor Guilherme Sommer. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 18, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10145. Acesso em: 04 set. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3581 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado profi ssional aplicada em Memória Social e Bens Culturais e desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Teutônia - RS. Versa sobre a realização de uma instalação artística baseada nas memórias de membros da comunidade escolar para elucidar marcas identitárias da instituição ao longo de sua história, com o objetivo de apresentar uma imagem mais positiva do educandário a toda população. A relação intrínseca entre memória e identidade é a fundamentação da narrativa comunicada pela obra. O processo criativo, desde o levantamento dos dados e concepção da obra até sua execução e discussão após a realização, apresenta as etapas de construção desta instalação artística. Ainda que não seja possível mensurar o impacto da obra recém realizada na imagem externa da escola, constata-se que promoveu um movimento refl exivo interno acerca de aspectos da identidade além de valorizar a história e memórias da instituição para sua comunidade escolar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
ed |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Instalação artística |
pt_BR |
dc.subject |
memória |
pt_BR |
dc.subject |
marcas identitárias |
pt_BR |
dc.subject |
escola |
pt_BR |
dc.title |
Da invisibilidade ao multicolorido: uma instalação artística para narrar memórias e apresentar marcas identitárias da EMEF Professor Guilherme Sommer |
pt_BR |
dc.type |
Artigo publicado em periódico |
pt_BR |