Abstract:
O mundo contemporâneo traz consigo a necessidade de incorporar novos conteúdos
tanto para lidar com problemas do dia a dia, quanto para o desenvolvimento da
ciência, gerando a necessidade de múltiplos olhares. Nesse contexto, a
interdisciplinaridade na educação tem sido alvo de discussões nas últimas décadas,
principalmente quando se fala em formar um profissional empreendedor, preparado
para atuar em equipes multiprofissionais. Este artigo discute uma proposta de trabalho
conjunto realizado na educação superior em disciplinas das áreas de Gestão e
Negócios e Inovação e Tecnologia, envolvendo a resolução de situações-problema
interdisciplinares, em dois semestres distintos. Como estratégia, adotou-se o trabalho
em grupos mistos, com pelo menos um integrante de cada disciplina, em divisão
realizada previamente pelos professores e aulas no formato on-line. Nos dois
semestres em que esse tipo de atividade foi proposto, observou-se um envolvimento
dos alunos, que apontaram como muito proveitosa a troca de experiência e
conhecimento entre as diversas disciplinas. Como docentes, foi possível perceber que
o trabalho interdisciplinar, ao mesmo tempo em que atrai a atenção do aluno, também
proporciona o desenvolvimento de habilidades que lhe permite fazer conexões entre
as diversas disciplinas presentes em seu curso de graduação, podendo ser realizado
tanto em aulas presenciais quanto on-line.