Abstract:
O presente artigo apresenta uma sequência didática focada no desenvolvimento
da Cultura Digital, realizada na 1ª série do Ensino Médio de uma escola no interior do
Rio Grande do Sul. Objetiva refletir sobre a prática desenvolvida e sinalizar
estratégias que possam contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas
visando efetivar o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (2018). É uma
investigação de natureza qualitativa, de cunho descritivo, caracterizada como relato
de experiência. A partir da análise e da interpretação dos dados, ancorada na
perspectiva hermenêutica, foi possível compreender a importância de: (a) construir
processos de ensino e aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências
e habilidades inerentes à Cultura Digital; (b) entrelaçar as práticas escolares com as
vivências sociais do estudante; (c) oportunizar experiências significativas de
aprendizagens para impulsionar o protagonismo estudantil. Com isso, a experiência
relatada permite compreender que práticas pedagógicas contextualizadas e
metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da autonomia e do
protagonismo dos estudantes.