DSpace Repository

Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação.

Show simple item record

dc.contributor.author Lasta, Sérgio
dc.contributor.author Casagrande, Cledes Antônio
dc.date.accessioned 2023-11-10T12:35:32Z
dc.date.available 2023-11-10T12:35:32Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation LASTA, S. ; CASAGRANDE, C. A. Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação. Revista cocar, [S. l.], v. 16, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5009. Acesso em: 09 nov. 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3633
dc.description.abstract Este artigo, em formato de ensaio e pertencente ao campo da Filosofia da Educação, discute a relação entre ética, empatia e educação desde a perspectiva do processo evolutivo. Seu objetivo, orienta-se em investigar como é construída a conduta ética nos seres humanos em paralelo aos primatas. De modo geral, o artigo busca analisar como a conduta ética se fez presente no processo civilizatório, bem como se elaé natural ou fruto da aprendizagem, tanto nos seres humanos quanto nos primatas. O trabalho possui abordagem Hermenêutica e fundamenta-se nos aportes teóricos de De Waal, Freud e G. H. Mead. O artigo evidencia que a empatia é uma capacidade natural nos seres humanos, porém é necessário que haja uma mutualidade na relação mãe-bebê para o seu desenvolvimento como um sujeito capaz de atitudes empáticas. Ademais, ressalta que a educação tem um papel relevante para a construção de uma conduta ética e empática, pois também se baseia em relações intersubjetivas e recíprocas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Empatia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Evolução pt_BR
dc.title Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account