dc.contributor.author |
Lasta, Sérgio |
|
dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antônio |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-10T12:35:32Z |
|
dc.date.available |
2023-11-10T12:35:32Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
LASTA, S. ; CASAGRANDE, C. A. Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação. Revista cocar, [S. l.], v. 16, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5009. Acesso em: 09 nov. 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3633 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo, em formato de ensaio e pertencente ao campo da Filosofia da Educação, discute a relação entre ética, empatia e educação desde a perspectiva do processo evolutivo. Seu objetivo, orienta-se em investigar como é construída a conduta ética nos seres humanos em paralelo aos primatas. De modo geral, o artigo busca analisar como a conduta ética se fez presente no processo civilizatório, bem como se elaé natural ou fruto da aprendizagem, tanto nos seres humanos quanto nos primatas. O trabalho possui abordagem Hermenêutica e fundamenta-se nos aportes teóricos de De Waal, Freud e G. H. Mead. O artigo evidencia que a empatia é uma capacidade natural nos seres humanos, porém é necessário que haja uma mutualidade na relação mãe-bebê para o seu desenvolvimento como um sujeito capaz de atitudes empáticas. Ademais, ressalta que a educação tem um papel relevante para a construção de uma conduta ética e empática, pois também se baseia em relações intersubjetivas e recíprocas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Empatia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução |
pt_BR |
dc.title |
Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |