dc.contributor.author |
Flores, Cristine Gabriela de Campos |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Luana Barth |
|
dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antonio |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-10T12:49:28Z |
|
dc.date.available |
2023-11-10T12:49:28Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
FLORES, C. G. C. ; GOMES, L. B. ; CASAGRANDE, C. A. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis educativa, [S. l.], v. 17, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19332. Acesso em: 09 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3634 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora UEPG |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação intercultural |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Temática indígena |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |