dc.contributor.author |
Silva, Ana Paula Oliveira da |
|
dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antonio |
|
dc.contributor.author |
Trezzi, Clóvis |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-10T13:21:08Z |
|
dc.date.available |
2023-11-10T13:21:08Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, A. P. O. ; CASAGRANDE, C. A.; TREZZI, C. Formação ético-estética no ensino fundamental: compreensões e implicações ao fazer docente. Contrapontos, v. 22, p. 89-107, 2022. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/18872. Acesso em: 09 nov. 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3636 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo, aborda a compreensão de um grupo de educadores sobre a formação ético-estética na
escola. Seu objetivo consiste em analisar como os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental, de um Colégio de Porto Alegre, RS, compreendem a formação ético-estética
dos seus estudantes e quais as possíveis implicações dessa compreensão para o próprio fazer docente.
O referencial teórico orienta-se na discussão dos conceitos de educação, ética e estética. A interpretação
dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa foram categorizados
em quatro eixos temáticos: educação como formação integral para o bem viver; formação ética e bem
comum; percepção estética e imaginação criadora; práticas pedagógicas e formação ético-estética. A
pesquisa evidencia que a formação ético-estética é objeto de reflexão e ação dos educadores, porém
existe um hiato entre a concepção teórica, o planejamento e a prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Univali |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Estética |
pt_BR |
dc.title |
Formação ético-estética no ensino fundamental: compreensões e implicações ao fazer docente |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |