dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antonio |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-10T14:11:24Z |
|
dc.date.available |
2023-11-10T14:11:24Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
CASAGRANDE, C. A. Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead. Revista espaço pedagógico, [S. l.], v. 28, p. 34-54, 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11323. Acesso em: 09 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3639 |
|
dc.description.abstract |
Este ensaio tem por tema central os processos de socialização e de individuação em George Herbert Mead. Trata-se de um texto teórico e hermenêutico, com fins propedêuticos, ligado ao campo da filosofia da educação. O objetivo consiste em discutir como Mead, em seus escritos, compreende e descreve os processos de formação dos sujeitos sociais e quais as possíveis correlações desses processos com a capacidade de viver em comunidade, sob a égide da ética e da democracia. No texto, argumenta-se que o processo de formação do self remete à socialização individuadora e que a emergência da consciência do “si mesmo” somente é possível por meio da interação e da participação efetiva na vida da comunidade. Por isso, é possível ponderar que a incapacidade de pensar e agir desde uma perspectiva social representa um déficit formativo, de reponsabilidade do próprio indivíduo e também da sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora UPF |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Individuação |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Democracia |
pt_BR |
dc.title |
Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |