DSpace Repository

A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais.

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Betina Kappel
dc.contributor.author Camilo, Alessandra da Rosa Trindade
dc.contributor.author Scheid, Neusa Maria John
dc.contributor.author Casagrande, Cledes Antonio
dc.date.accessioned 2023-11-10T14:22:32Z
dc.date.available 2023-11-10T14:22:32Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation PEREIRA, B. K. ; CAMILO, A. R. T. ; SCHEID, N. J. ; CASAGRANDE, C. A. A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais. Revista Interacções, [S. l.], v. 17, p. 293-308, 2021. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25019. Acesso em: 09 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3640
dc.description.abstract Este estudo visa correlacionar o currículo brasileiro e o currículo IB/MYP, buscando as possibilidades de utilização de rubricas como recursos para a avaliação de competências em Ciências da Natureza no Ensino Médio. Decorrente de uma pesquisa de doutorado em Educação, em andamento, o presente artigo se propõe a verificar as possibilidades de aproximação entre as competências na área das Ciências da Natureza previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conceitos-chave do currículo internacional para as ciências da natureza. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo análise documental. O corpus de análise é composto por duas rubricas utilizadas como ferramenta avaliativa no High School do MYP e pelo projeto “Energia nossa de cada dia”, desenvolvido em uma escola brasileira. Os resultados do presente artigo demonstram que a utilização dos modelos de rubricas do currículo MYP pode potencializar e aprimorar as avaliações do currículo brasileiro, oportunizando testagens direcionadas das competências e estreitando a colaboração professor-aluno na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, o que denota que há possibilidade de aproximação entre os currículos mencionados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ciência da natureza pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject IB/MYP pt_BR
dc.subject Rubricas pt_BR
dc.title A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account