Abstract:
Este artigo discute a utilização de jogos na Educação Infantil, mais especificamente sobre o método
intitulado gamificação. Inicialmente, faz-se uma abordagem bibliográfica com embasamento teórico de
autores como Vygotsky, Piaget e Benjamin, entre outros que fundamentam a utilização de brincadeiras e
jogos educacionais, bem como as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Um
método que faz uso dos elementos e dinâmica dos jogos, mas necessariamente não é jogado como o game,
é a gamificação. Assim apresenta-se o conceito de gamificação e como ela pode contribuir para o
engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é correlacionar as
teorias dos autores supracitados de forma a impulsionar a gamificação como meio propulsor no processo
de ensino-aprendizagem. Neste contexto, por meio de uma pesquisa empírica, descritiva e exploratória
construiu-se um exemplo prático de como o professor pode criar o seu primeiro projeto de gamificação para
o ensino infantil. Após analisar a teoria e navegar pelo exemplo prático, é possível verificar a gamificação
como instrumento mediador para potencializar a aprendizagem e o comprometimento dos alunos.