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TOURINHO, L. V. C. M. ; MOCARZEL, M. S. M. V. ; MENEGAT, J. A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann. Conjectura: filosofia e educação (UCS), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8999. Acesso em: 09 nov. 2023. |
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dc.description.abstract |
Este ensaio teórico tem como objetivo central analisar e debater o pensamento, principalmente na área educacional, do pedagogista e
filósofo austríaco Otto Willmann, considerado o fundador da pedagogia
social moderna. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, que faz
uso, em primeiro plano, da única obra do autor traduzida para o português
e de outras escritas por comentaristas contemporâneos, bem como textos
recentes de reflexão, nos quais são analisados o contexto histórico, as influências que ele sofreu, como as teorias de Johann Friedrich Herbart, a
sua biografia, as suas obras e não somente a sua contribuição à história do
pensamento pedagógico, mas também possíveis contribuições à situação
educacional dos dias de hoje. Em um período de grandes mudanças de
pensamento no Ocidente, principalmente no mundo germânico do século XIX, um dos aspectos discutidos é como Otto Willmann conseguiu
conciliar o aspecto individual com o social na pedagogia, evitando alguns
dos extremismos característicos de sua época, como o psicologismo e o
determinismo sociais, sendo um pioneiro da pedagogia social. Além disso,
busca demonstrar como ele se constituiu um intelectual público, no sentido cunhado por Henry Giroux, contribuindo para transformações em
sua realidade, no caso, o Império Austríaco. Entende-se, então, que
Willmann se tornou um pensador que buscou a conciliação entre os
aspectos individual e social na pedagogia e na didática, justificando, a
partir disso, a cientificidade de ambas as áreas, demonstrando a importância do estudo da sociologia e da história da educação (inclusive da
história das ideias pedagógicas) como ciências auxiliares da educação |
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