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A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann

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dc.contributor.author Tourinho, Luís Vaz de Campos Moreira
dc.contributor.author Mocarze, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
dc.contributor.author Menegat, Jardelino
dc.date.accessioned 2023-11-10T18:36:16Z
dc.date.available 2023-11-10T18:36:16Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation TOURINHO, L. V. C. M. ; MOCARZEL, M. S. M. V. ; MENEGAT, J. A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann. Conjectura: filosofia e educação (UCS), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8999. Acesso em: 09 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3663
dc.description.abstract Este ensaio teórico tem como objetivo central analisar e debater o pensamento, principalmente na área educacional, do pedagogista e filósofo austríaco Otto Willmann, considerado o fundador da pedagogia social moderna. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, que faz uso, em primeiro plano, da única obra do autor traduzida para o português e de outras escritas por comentaristas contemporâneos, bem como textos recentes de reflexão, nos quais são analisados o contexto histórico, as influências que ele sofreu, como as teorias de Johann Friedrich Herbart, a sua biografia, as suas obras e não somente a sua contribuição à história do pensamento pedagógico, mas também possíveis contribuições à situação educacional dos dias de hoje. Em um período de grandes mudanças de pensamento no Ocidente, principalmente no mundo germânico do século XIX, um dos aspectos discutidos é como Otto Willmann conseguiu conciliar o aspecto individual com o social na pedagogia, evitando alguns dos extremismos característicos de sua época, como o psicologismo e o determinismo sociais, sendo um pioneiro da pedagogia social. Além disso, busca demonstrar como ele se constituiu um intelectual público, no sentido cunhado por Henry Giroux, contribuindo para transformações em sua realidade, no caso, o Império Austríaco. Entende-se, então, que Willmann se tornou um pensador que buscou a conciliação entre os aspectos individual e social na pedagogia e na didática, justificando, a partir disso, a cientificidade de ambas as áreas, demonstrando a importância do estudo da sociologia e da história da educação (inclusive da história das ideias pedagógicas) como ciências auxiliares da educação pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Editora UCS pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Otto Willmann pt_BR
dc.subject Pedagogia social pt_BR
dc.subject História das ideias pedagógicas pt_BR
dc.subject Filosofia da educação pt_BR
dc.title A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


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