dc.contributor.author |
Motta, Paloma Silva da |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Patrick da Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-17T16:35:20Z |
|
dc.date.available |
2023-11-17T16:35:20Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
MOTTA, P. S. ; GONÇALVES, P. S. O tema contemporâneo saúde na educação física escolar. BIOMOTRIZ, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 35–47, 2023. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/844. Acesso em: 17 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3699 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo busca compreender como o tema contemporâneo saúde é abordado pelo professorado de Educação Física do Ensino Fundamental. O estudo consistiu em estudos de casos realizados com três professoras de Educação Física que atuam em uma instituição de ensino da rede estadual de Tabaí , Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. A partir das entrevistas, foi possível concluir que a temática é trabalhada nas aulas do componente curricular de Educação Física, sendo considerada um importante conteúdo para as docentes colaboradoras. No entanto, entende-se que sua abordagem ainda apresenta a visão tradicional de Educação Física, que ancora seus saberes na dimensão biológica e, quando contextualizada a saúde, não se articula aos determinantes econômicos e sociais que atravessam a sociedade contemporânea. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Unicruz |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.title |
O tema contemporâneo saúde na educação física escolar |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |