dc.contributor.author |
Ramos, Roberto Carlos |
|
dc.contributor.author |
Sarmento, Dirléia Fanfa |
|
dc.contributor.author |
Menegat, Jardelino |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-20T14:11:46Z |
|
dc.date.available |
2023-11-20T14:11:46Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
RAMOS, R. C.; SARMENTO, D. F. ; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, p. e08170, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8170. Acesso em: 17 nov. 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3722 |
|
dc.description.abstract |
O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da
aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77
professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada.
As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google
Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais
resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a
mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação,
a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o
atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação
continuada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Fundação Carlos Chagas |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensinos Fundamental e médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |