Abstract:
A psicopatologia descritiva é responsável pela descrição, definição e
classificação dos sinais, da estrutura dos sintomas e das síndromes mentais, sendo
necessária uma uniformidade nos critérios para classificação de alterações, sendo o
diagnóstico baseado predominantemente em dados clínicos e na observação
comportamental, de forma pluridimensional, visto o impacto desses diagnósticos na
vida dos indivíduos atendidos. Os dados obtidos na pesquisa podem facilitar a
identificação sobre os conhecimentos e adequação nos projetos político
pedagógicos das universidades, nos cursos superiores de psicologia. Dessa forma,
o objetivo foi comparar os conhecimentos em psicopatologia descritiva de
estudantes e profissionais da psicologia. Trata-se de um estudo
quantitativo, transversal, observacional e comparativo com profissionais e
estudantes de psicologia. Os dados foram coletados por meio de um formulário
online, composto por Questionário sociodemográfico e de Conhecimentos em
Psicopatologia Descritiva. Participaram 100 pessoas, sendo a maioria
(85%) estudantes de psicologia. Os resultados evidenciam que menos da metade
dos respondentes (44%) acreditam ser capazes de diferenciar adequadamente os
sinais e sintomas das diferentes psicopatologias em um paciente e apenas 45,9%
dos sujeitos da amostra percebem o ensino recebido em psicopatologia como
suficiente ou muito suficiente. 79,8% dos respondentes dizem ter aprendido a
realizar diagnósticos por meio da mesma. Na análise comparativa, os profissionais
conseguiram identificar melhor os sinais dos transtornos de ansiedade do que os
estudantes. Independente da formação, os respondentes possuem
dificuldades de diferenciar os sinais e sintomas psicopatológicos. Houveram
limitações pelo número de respondentes da pesquisa, tendo em vista as enchentes
que afetaram o Rio Grande do Sul. Os resultados da presente pesquisa reforçam a
importância da continuidade dos estudos em psicologia mesmo após a completude
da graduação, garantindo maior segurança durante a atuação profissional.