DSpace Repository

Estratégias psicológicas de intervenção para inclusão de alunos com TEA

Show simple item record

dc.contributor.author Rosa, Daniele Wegener da
dc.date.accessioned 2024-08-15T22:59:24Z
dc.date.available 2024-08-15T22:59:24Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3949
dc.description.abstract A inclusão de alunos com características de Transtorno do Espectro Autista tem se mostrado um desafio para as escolas e professores. Este artigo busca entender o que a literatura indica sobre as estratégias psicológicas de intervenção para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: SciELO e BVS sobre artigos científicos publicados no período entre 2013 a 2023, das quais foram selecionados 14 artigos para análise. Os resultados indicam que é possível utilizar estratégias como Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que é uma Prática Baseada em Evidências (PBE) para ensino de um determinado comportamento, possibilitando tanto melhorias nos comportamentos, ampliação de repertórios sociais e viabiliza comunicação, quanto para melhorias nos processos cognitivos e até mesmo sendo um recurso de ensino-aprendizagem de componentes curriculares. O uso de Comunicação Alternativa Ampliada é um recurso em PBE que se faz necessário visto que promove a comunicação e sociabilidade, como facilitadora da inclusão na participação efetiva em atividades pedagógicas e integração no ambiente escolar. Além disso, outros recursos estratégicos foram citados como reforço positivo; Intervenção Baseada no Antecedente; Modelagem; Promptings; Análise de tarefas; Instrução e Intervenção Mediada por Pares; Apoio Visual (AV); Modelagem em Vídeo (MV) e Narrativas Sociais (NS); aos quais são explicadas detalhadamente ao longo desta obra. pt_BR
dc.publisher Univerdidade La Salle pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Estratégias de intervenção pt_BR
dc.title Estratégias psicológicas de intervenção para inclusão de alunos com TEA pt_BR
dc.type TCC pt_BR
dc.location.country BR
dc.contributor.advisor Borges, Maria de Lourdes
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Psicologia


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account