dc.description.abstract |
A inclusão de alunos com características de Transtorno do Espectro Autista
tem se mostrado um desafio para as escolas e professores. Este artigo busca
entender o que a literatura indica sobre as estratégias psicológicas de
intervenção para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no
ensino regular. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma revisão
sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: SciELO e BVS sobre
artigos científicos publicados no período entre 2013 a 2023, das quais foram
selecionados 14 artigos para análise. Os resultados indicam que é possível
utilizar estratégias como Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que é
uma Prática Baseada em Evidências (PBE) para ensino de um determinado
comportamento, possibilitando tanto melhorias nos comportamentos,
ampliação de repertórios sociais e viabiliza comunicação, quanto para
melhorias nos processos cognitivos e até mesmo sendo um recurso de
ensino-aprendizagem de componentes curriculares. O uso de Comunicação
Alternativa Ampliada é um recurso em PBE que se faz necessário visto que
promove a comunicação e sociabilidade, como facilitadora da inclusão na
participação efetiva em atividades pedagógicas e integração no ambiente
escolar. Além disso, outros recursos estratégicos foram citados como reforço
positivo; Intervenção Baseada no Antecedente; Modelagem; Promptings;
Análise de tarefas; Instrução e Intervenção Mediada por Pares; Apoio Visual
(AV); Modelagem em Vídeo (MV) e Narrativas Sociais (NS); aos quais são
explicadas detalhadamente ao longo desta obra. |
pt_BR |