DSpace Repository

TERI: uma proposta de sequência didática para compreensão dos conceitos introdutórios de Relações Internacionais

Show simple item record

dc.contributor.author Mineiro, Caroline Severo
dc.date.accessioned 2024-12-26T20:51:41Z
dc.date.available 2024-12-26T20:51:41Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4030
dc.description.abstract Os filmes do universo Marvel, Pantera Negra (2018) e Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022) podem desempenhar um papel importante na análise de conceitos de Relações Internacionais (RI), servindo como uma ferramenta educativa interessante. Ao explorar temas complexos e divergentes, essas produções têm o potencial de fomentar o pensamento crítico entre estudantes de RI, estimulando discussões e reflexões sobre questões contemporâneas. Diante desse contexto, o presente relatório da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo relatar a experiência da elaboração de uma sequência didática para compreensão de definições básicas de RI promovendo a análise crítica, a partir dessa contextualização baseados nas obras Pantera Negra. A metodologia segue os preceitos da sequência didática (SD) proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e inclui atividades organizadas em três módulos, abordando a concepção de Estado, segundo Max Weber (1982), as organizações internacionais com foco na atuação da ONU, e a teoria dos níveis de poder conforme Joseph Nye (2004). Conclui-se que essa proposta de sequência didática representa uma oportunidade de análise e aprofundamento dos fundamentos de Relações Internacionais. Ademais, oferecem um ponto de partida para outras abordagens que incorporam elementos da cultura popular, contribuindo para um aprendizado mais abrangente, dinâmico e significativo. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Cultura Popular pt_BR
dc.subject Educação Interdisciplinar pt_BR
dc.subject Pantera Negra pt_BR
dc.subject Relações Internacionais pt_BR
dc.subject Filmes pt_BR
dc.title TERI: uma proposta de sequência didática para compreensão dos conceitos introdutórios de Relações Internacionais pt_BR
dc.type TCC pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Prestes, Vanessa Amaral
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Relações Internacionais


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account