Abstract:
Desde os esportes na Grécia Antiga até as revitalizações do Movimento Olímpico,
países, cidades e governos têm buscado capitalizar as oportunidades oferecidas ao
sediar os Jogos Olímpicos e outros eventos esportivos. Este estudo tem como
objetivo avaliar a eficácia dos Jogos Olímpicos como uma ferramenta estratégica
para a promoção da imagem do país anfitrião. Para isso, são analisados estudos de
diversos autores, examinando a construção da imagem nacional à luz da evolução
do Movimento Olímpico nas edições realizadas entre 2008 e 2012. Ao longo do
tempo, os Jogos foram utilizados como ferramenta para renovar infraestruturas,
construir novas instalações, destacar produtos locais e inovações tecnológicas,
estimular o turismo e fortalecer a imagem política e social, tanto no âmbito interno
quanto internacional. Este estudo emprega o método de Revisão Sistemática,
utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science. Inicialmente, foram
revisados 142 artigos, sendo 24 selecionados para leitura detalhada e avaliação. As
diretrizes PRISMA foram seguidas para assegurar transparência e rigor
metodológico. Através dos estudos pesquisados, foram identificados os principais
pontos abordados pelos autores, incluindo os benefícios de curto e longo prazo para
os países anfitriões, os desafios relacionados à sustentabilidade econômica e social,
e os impactos na percepção internacional.