Abstract:
Este estudo propõe explorar de que forma a segunda trilogia de Star Wars pode ser empregada como recurso didático para o ensino-aprendizagem de três importantes teorias das Relações Internacionais: Realismo, Liberalismo e Construtivismo. Por meio de uma análise fílmica embasada em autores como Campbell, Gokcek, Morgenthau, Keohane e Wendt. Diante desse conexto, foi proposto como objetivo geral a análise de cenas e personagens da saga, destacando seu potencial para tornar os conceitos-chave destas teorias mais compreensíveis. Foram analisadas as estratégias de poder do Império Galáctico e de Palpatine, os esforços de cooperação e diplomacia da República e a transformação das identidades na jornada de Anakin Skywalker. Dessa maneira, procurou-se mostrar que as narrativas fictícias não apenas refletem dinâmicas políticas contemporâneas, mas também se destacam como ferramentas efetivas para a aprendizagem acadêmica, facilitando a compreensão de conceitos complexos. A pesquisa buscou contribuir para o diálogo entre cultura pop e educação, abrindo novas perspectivas interdisciplinares que combinam criatividade e rigor acadêmico.