Abstract:
Com a crescente demanda por práticas inclusivas no ensino superior, é importante
compreender o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no apoio aos
estudantes de inclusão. Assim, este artigo apresenta um relato de experiência em psicologia
escolar, realizado por uma estagiária de psicologia no décimo semestre, acerca do AEE no
ambiente universitário privado, com ênfase no apoio a estudantes com transtornos do
neurodesenvolvimento. O propósito é apresentar as estratégias empregadas nos atendimentos
destes alunos de uma instituição privada de ensino superior, ressaltando os obstáculos
encontrados e as intervenções postas em prática neste processo por uma estagiária profissional
curricular em Psicologia. Com base na experiência prática do acompanhamento desses
estudantes, discutem-se os processos psicopedagógicos, físicos e/ou comportamentais que
interseccionam a inclusão, além das propostas elaboradas para incentivar uma participação
acadêmica eficaz. O documento sinaliza a relevância dos atendimentos para assegurar o êxito
acadêmico desses alunos, além de sugerir reflexões e sugestões que possam auxiliar na
melhoria das políticas de inclusão no ensino superior. A pesquisa indica que, mesmo com os
progressos, ainda é preciso maior conscientização e ajuste por parte das instituições e dos
professores para que a inclusão seja eficaz e acessível para todos.