Abstract:
Com as tecnologias de comunicação e o surgimento de novas formas de se relacionar,
redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, Linkedin e outras tantas,
surgiram com o objetivo de aproximar e conectar pessoas. Isso se evidenciou ainda
mais com o surgimento da COVID19, onde experimentamos o isolamento social.
Naquele momento, foi a partir da tecnologia e das redes sociais, através de conversas
por áudio, vídeo e mensagens que possibilitou conectar as pessoas e continuar
muitos trabalhos em formato home office e também relacionamentos. No mesmo
formato, surgiram os aplicativos de relacionamentos amorosos, sendo os mais
utilizados o Tinder, Inner Circle e Happn, nos quais é possível criar um perfil vinculado
ao Facebook. Estes aplicativos se baseiam na geolocalização e, para utilizá-los, é
necessário baixar o aplicativo no smartphone, criar uma conta, inserir fotos,
descrições e, a partir de um clique, conhecer e conversar com pessoas que talvez
nunca se encontrassem no seu meio social. Diante desse contexto, a pesquisa
norteadora deste estudo foi: Afinal, porque os relacionamentos são mais fugazes com
o advento dos aplicativos e das redes sociais? A revisão de artigos científicos sobre o
tema, permitiu verificar como as pessoas se relacionam na atualidade através das
redes sociais. Como principais resultados, identificou-se que os relacionamentos
amorosos iniciados nas redes sociais se caracterizam pelo imediatismo, os chamados
amores líquidos. Com a facilidade de um clique, podemos nos relacionar
amorosamente, conhecer pessoas, trocar áudios e fotos, realizar até mesmo um filtro
do que estamos procurando e essa nova modalidade de se relacionar, passou a ser
percebida como uma forma diferente de amar, algo como descartável, fugaz e sem
compromisso. As opções são inúmeras e possibilita às novas gerações, o desapego
de qualquer responsabilidade, sem assumir uma única relação e efetivamente não
criar vínculos duradouros. Então, pode-se verificar que os relacionamentos amorosos
derivados das redes sociais são finalizados sem muita dificuldade, também com um
clique, onde é possível simplesmente “bloquear” a pessoa e os elementos como
(intimidade, paixão e compromisso) acabam ficando esquecidos.