Abstract:
O estágio supervisionado em Psicologia tem o objetivo de promover práticas integrativas de
ordem sociocultural que suscitem o conhecimento obtido no percurso acadêmico, inserindo o
estagiário em demandas e situações reais, além de ser o catalisador do processo de se pensar
psicólogo e dar início à carreira profissional. O objetivo da pesquisa é analisar como a prática
de estágio em Serviços/Clínicas Escola de Psicologia contribui para a formação do
profissional psicólogo. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, descritivo e
exploratório. Os dados foram coletados por meio de um formulário online estruturado que
convida o participante a contar sua trajetória acadêmica no serviço-escola e o impacto na sua
vida profissional. A pesquisa teve maior adesão de mulheres, que representaram 85,7%
(n=30), bem como alta percepção de que a supervisão clínica no ambiente de estágio é um
diferencial positivo dos Serviços-Escola de Psicologia, juntamente das participações em
eventos universitários. A maioria dos estudantes realizou carga horária igual ou superior a dez
horas semanais e concluíram de oito a vinte e quatro meses de estágio, tempo este que fora
dividido com dez ou mais colegas, conforme 77,1% (n=27) dos participantes responderam.
Destes, mais pessoas demonstraram interesse em realizar uma formação lato sensu do que
stricto sensu. Os resultados indicam que profissionais que realizaram estágio supervisionado
em Serviços-Escola de Psicologia avaliaram a experiência como positiva, destacando o
preparo recebido conforme as expectativas do Ministério da Educação. O apoio durante o
estágio incluiu acolhimento e incentivo à exploração e entendimento do conhecimento. No
entanto, os SEPs têm dificuldades em sistematizar informações e produzir conhecimento além
do meio acadêmico. A pesquisa enfrentou limitações devido à baixa adesão e foco regional,
sugerindo futuras pesquisas com maior diversidade de participantes e análise qualitativa das
experiências vividas.