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O objetivo deste estudo é analisar as percepções da diversidade geracional acerca da cultura organizacional de uma empresa familiar. Realizou-se um estudo exploratório qualitativo que pautou-se em teorizações sobre diversidade geracional nas organizações e cultural organizacional, com foco na análise da dinâmica cultural em empresas familiares. A pesquisa contou com entrevistas em profundidade com dois colaboradores de cada geração de uma empresa familiar. O roteiro semiestruturado das entrevistas buscou identificar elementos que compõem a cultura organizacional da Conexão Alimentos, empresa foco deste estudo. A análise de conteúdo apontou que, segundo as percepções das diferentes gerações presentes na empresa, a gestão é familiar e a cultura foi identificada como sendo conservadora, tendo seus valores e tradições perpetuados ao longo dos 33 anos de atuação no mercado. Revelou-se, também, que na empresa analisada, as gerações mais antigas demonstraram ser mais resistentes a mudanças e a novas tecnologias, o que, no futuro, pode limitar a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do mercado. Ainda, este estudo contribui para a ampliação da discussão e compreensão da cultura organizacional sendo influenciada diretamente pela diversidade geracional. Com o fenômeno da inversão da pirâmide etária no Brasil, a alteração nas regras para aposentadoria, e o expressivo número de empresas familiares, o estudo contribui diretamente para pensar em cenários e desafios futuros que farão parte de grande parte das organizações no país. Ademais, a partir dos resultados obtidos contribui-se para desconstruir estereótipos comumente associados a determinadas gerações no ambiente de trabalho. |
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