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O tema abordado neste artigo é a educação em saúde voltada à promoção da qualidade de vida de mulheres durante o climatério, período caracterizado por transformações biológicas, emocionais e sociais significativas.O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel da educação em saúde, com ênfase nas práticas da enfermagem. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, considerando publicações entre 2019 e 2024 nas bases SciELO, LILACS, BDENF e Google Scholar, a partir dos descritores “climatério”, “educação em saúde”, “assistência de enfermagem” e “qualidade de vida”. A perspectiva teórica embasada nos resultados apontam para a relevância das ações educativas estruturadas e humanizadas como ferramentas essenciais no enfrentamento dos desafios do climatério, promovendo o empoderamento feminino, a valorização da escuta sensível e a atuação efetiva da enfermagem como agente de transformação e suporte. Conclui-se que a educação em saúde é uma estratégia fundamental para o cuidado integral da mulher climatérica, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e subsidiando políticas públicas mais inclusivas e sensíveis às necessidades dessa população. |
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