DSpace Repository

As técnicas de RCP na grade curricular de cursos de graduação em Enfermagem

Show simple item record

dc.contributor.author Padilha, Renata Moreira da Silva
dc.date.accessioned 2025-07-11T23:07:41Z
dc.date.available 2025-07-11T23:07:41Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4232
dc.description.abstract A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é fruto frequente de discussão na formação acadêmica de futuros Enfermeiros. Este estudo tem como objetivo identificar como os conhecimentos e técnicas ligadas a RCP estão dispostas nas grades curriculares de graduação em enfermagem no Brasil. Tal estudo foi realizado através de pesquisa documental nas grades curriculares e projetos pedagógicos em instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil disponíveis para consulta pública. Após a análise foi constatado que as técnicas de RCP, bem como o conteúdo de farmacologia estão inseridos nas disciplinas ofertadas fundamentando, assim, o conhecimento teórico-prático de seus alunos. O protocolo de dor torácica e interpretação de ECG também estão inseridos em disciplinas específicas das graduações. Conclui-se que a educação continuada, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a RCP e o conhecimento teórico-prático é essencial para a formação de futuros enfermeiros capacitados para atuar no ambiente hospitalar. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Parada cardiorrespiratória pt_BR
dc.subject Ressuscitação cardiopulmonar pt_BR
dc.title As técnicas de RCP na grade curricular de cursos de graduação em Enfermagem pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Silva, Fabiano Silva da
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Enfermagem


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account