dc.contributor.author |
Padilha, Renata Moreira da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-11T23:07:41Z |
|
dc.date.available |
2025-07-11T23:07:41Z |
|
dc.date.issued |
2025 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/4232 |
|
dc.description.abstract |
A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é fruto frequente de discussão na formação acadêmica de futuros Enfermeiros. Este estudo tem como objetivo identificar como os conhecimentos e técnicas ligadas a RCP estão dispostas nas grades curriculares de graduação em enfermagem no Brasil. Tal estudo foi realizado através de pesquisa documental nas grades curriculares e projetos pedagógicos em instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil disponíveis para consulta pública. Após a análise foi constatado que as técnicas de RCP, bem como o conteúdo de farmacologia estão inseridos nas disciplinas ofertadas fundamentando, assim, o conhecimento teórico-prático de seus alunos. O protocolo de dor torácica e interpretação de ECG também estão inseridos em disciplinas específicas das graduações. Conclui-se que a educação continuada, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a RCP e o conhecimento teórico-prático é essencial para a formação de futuros enfermeiros capacitados para atuar no ambiente hospitalar. |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Parada cardiorrespiratória |
pt_BR |
dc.subject |
Ressuscitação cardiopulmonar |
pt_BR |
dc.title |
As técnicas de RCP na grade curricular de cursos de graduação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.location.country |
Brasil |
|
dc.contributor.advisor |
Silva, Fabiano Silva da |
|
dc.degree.local |
Canoas, RS |
|
dc.degree.graduation |
Enfermagem |
|