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O enfermeiro como educador em saúde da família com filho autista

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dc.contributor.author Silva, Patrícia da
dc.date.accessioned 2025-07-11T23:46:21Z
dc.date.available 2025-07-11T23:46:21Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4236
dc.description.abstract O estudo teve como objetivo descrever as práticas educativas em saúde realizadas pela enfermagem junto às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em revisão integrativa da literatura entre 2019 e 2024. A pesquisa foi conduzida nas bases BIREME, PubMed, SciELO, LILACS e Google Acadêmico, e resultou na identificação de categorias temáticas sobre a atuação da enfermagem. As práticas educativas incluem orientações sobre o transtorno, apoio emocional, capacitação para cuidados diários, encaminhamento a serviços especializados e fortalecimento da rede de apoio. Estratégias como rodas de conversa, palestras, visitas domiciliares, materiais informativos e acompanhamento individualizado foram destacadas. Entre os desafios enfrentados pelos profissionais, estão a falta de capacitação específica, dificuldades de comunicação, sobrecarga de trabalho, escassez de recursos e pouca articulação com equipes multidisciplinares, o que compromete a continuidade e a eficácia do cuidado prestado. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro Autista pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Apoio familiar pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.title O enfermeiro como educador em saúde da família com filho autista pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Fabiano Silva da
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Enfermagem


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