DSpace Repository

A importância da disciplina de projeto integrador no curso de administração: relatos sobre aproximação teoria-prática

Show simple item record

dc.contributor.author Vasconcellos, Victor Kauê Carvalho
dc.date.accessioned 2025-07-15T23:08:40Z
dc.date.available 2025-07-15T23:08:40Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4257
dc.description.abstract A Educação Superior consiste em um nível de ensino que nem sempre contou com tantos componentes práticos como a Educação Básica, especialmente em cursos não relacionados à área da saúde, os quais geralmente contam com mais horas de prática, pese à sua responsabilidade, já que a atuação nesse campo envolve a vida de seres vivos. Trata-se de um campo para o qual até há pouco tempo não havia preparação pedagógica específica, o que fazia com que pessoas bem-sucedidas em suas carreiras fossem chamadas a atuar na docência em cursos de graduação. Esse movimento levou a Educação Superior brasileira, recorte deste estudo, a um campo de aridez prática e fartura teórica, até que normativas fossem implementadas para garantir componentes práticos em todos os cursos. A partir desse contexto, o objetivo do artigo consiste em refletir sobre a importância do componente curricular extensionista chamado Projeto Integrador no Curso de Administração. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência que se apoia em uma abordagem qualitativa para narrar os acontecimentos e refletir criticamente sobre dois projetos realizados em um Curso de Administração de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil. Os resultados mostraram que os projetos integradores são excelentes oportunidades para potencializar a relação entre teoria e prática. Elaborar projetos dessa magnitude, ainda durante a graduação, provocou não apenas o amadurecimento profissional, mas também um profundo sentimento de realização e pertencimento. Entendemos, na prática, a importância de pensar soluções inovadoras, éticas e sustentáveis, que nos aproximem da realidade social. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Curso de Administração pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Projeto integrador pt_BR
dc.subject Relação teoria e prática pt_BR
dc.title A importância da disciplina de projeto integrador no curso de administração: relatos sobre aproximação teoria-prática pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Jung, Hildegard Susana
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Administração de empresas


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account