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A Educação Superior consiste em um nível de ensino que nem sempre contou com
tantos componentes práticos como a Educação Básica, especialmente em cursos
não relacionados à área da saúde, os quais geralmente contam com mais horas de
prática, pese à sua responsabilidade, já que a atuação nesse campo envolve a vida
de seres vivos. Trata-se de um campo para o qual até há pouco tempo não havia
preparação pedagógica específica, o que fazia com que pessoas bem-sucedidas em
suas carreiras fossem chamadas a atuar na docência em cursos de graduação.
Esse movimento levou a Educação Superior brasileira, recorte deste estudo, a um
campo de aridez prática e fartura teórica, até que normativas fossem implementadas
para garantir componentes práticos em todos os cursos. A partir desse contexto, o
objetivo do artigo consiste em refletir sobre a importância do componente curricular
extensionista chamado Projeto Integrador no Curso de Administração.
Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência que se apoia em uma
abordagem qualitativa para narrar os acontecimentos e refletir criticamente sobre
dois projetos realizados em um Curso de Administração de uma Universidade
Comunitária do Sul do Brasil. Os resultados mostraram que os projetos integradores
são excelentes oportunidades para potencializar a relação entre teoria e prática.
Elaborar projetos dessa magnitude, ainda durante a graduação, provocou não
apenas o amadurecimento profissional, mas também um profundo sentimento de
realização e pertencimento. Entendemos, na prática, a importância de pensar
soluções inovadoras, éticas e sustentáveis, que nos aproximem da realidade social. |
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