dc.description.abstract |
O presente trabalho visa analisar a aplicação da inteligência artificial (IA) no varejo, com
ênfase nos benefícios e desafios enfrentados por sua adoção, especialmente as de pequeno e
médio porte. A justificativa da pesquisa está ancorada na crescente transformação digital e no
aumento da competitividade, que demandam inovações tecnológicas para melhorar processos,
atender às expectativas dos consumidores e sustentar a operação de negócios em um mercado
em constante mudança. Dessa forma, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter
exploratório, por meio de uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre os
anos de 2020 e 2025, priorizando fontes indexadas em periódicos de estratos Qualis A1 a B2,
como também, artigos científicos com classificação Q1 a Q5 segundo a plataforma Scimago
Journal & Country Rank. Além disso, foram utilizados dados e relatórios de instituições
reconhecidas, como a McKinsey & Company, World Economic Forum e estudos de casos
práticos para cada tipo de aplicação da inteligência artificial, visando enriquecer a análise e
obter percepções relevantes. A pesquisa utiliza análise temática para organizar os achados,
gerando um quadro comparativo entre autores e casos práticos, visando à proposição de
recomendações estratégicas. Os resultados indicam que a inteligência artificial proporciona
ganhos significativos para o varejo por meio da experiência do cliente, automação de
processos, precificação inteligente e otimização da gestão de estoques. Por outro lado,
também foram identificados desafios pertinentes à sua implementação, tais como custos
iniciais elevados, falta de conhecimento técnico, infraestrutura limitada e resistência cultural.
Como resultado, a inserção da IA no varejo requer não somente investimentos financeiros,
mas também de mudanças culturais e estratégias de capacitação profissional que desenvolva
sua integração no cotidiano das empresas varejistas. |
pt_BR |