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Inteligência artificial no varejo brasileiro: análise de benefícios, barreiras e estratégias de adoção em pequenas e médias empresas

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dc.contributor.author Fernandes, Douglas Carbonell
dc.date.accessioned 2025-07-16T19:11:31Z
dc.date.available 2025-07-16T19:11:31Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4267
dc.description.abstract O presente trabalho visa analisar a aplicação da inteligência artificial (IA) no varejo, com ênfase nos benefícios e desafios enfrentados por sua adoção, especialmente as de pequeno e médio porte. A justificativa da pesquisa está ancorada na crescente transformação digital e no aumento da competitividade, que demandam inovações tecnológicas para melhorar processos, atender às expectativas dos consumidores e sustentar a operação de negócios em um mercado em constante mudança. Dessa forma, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, por meio de uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre os anos de 2020 e 2025, priorizando fontes indexadas em periódicos de estratos Qualis A1 a B2, como também, artigos científicos com classificação Q1 a Q5 segundo a plataforma Scimago Journal & Country Rank. Além disso, foram utilizados dados e relatórios de instituições reconhecidas, como a McKinsey & Company, World Economic Forum e estudos de casos práticos para cada tipo de aplicação da inteligência artificial, visando enriquecer a análise e obter percepções relevantes. A pesquisa utiliza análise temática para organizar os achados, gerando um quadro comparativo entre autores e casos práticos, visando à proposição de recomendações estratégicas. Os resultados indicam que a inteligência artificial proporciona ganhos significativos para o varejo por meio da experiência do cliente, automação de processos, precificação inteligente e otimização da gestão de estoques. Por outro lado, também foram identificados desafios pertinentes à sua implementação, tais como custos iniciais elevados, falta de conhecimento técnico, infraestrutura limitada e resistência cultural. Como resultado, a inserção da IA no varejo requer não somente investimentos financeiros, mas também de mudanças culturais e estratégias de capacitação profissional que desenvolva sua integração no cotidiano das empresas varejistas. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Administração de empresas pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.subject Varejo pt_BR
dc.subject Benefícios pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.title Inteligência artificial no varejo brasileiro: análise de benefícios, barreiras e estratégias de adoção em pequenas e médias empresas pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Bortolasoj, Ingridi Vargas
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Administração de empresas


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