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A contribuição dos espaços amigáveis para a proteção e desenvolvimento psicossocial das crianças em situações de emergência: um relato de experiência

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dc.contributor.author Rocha, Roxanne Borges da
dc.date.accessioned 2025-07-22T18:47:40Z
dc.date.available 2025-07-22T18:47:40Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4281
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a atuação em Espaços Amigáveis para Crianças (EACs) durante o desastre de origem natural que atingiu o estado do Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024. Com foco na cidade de Canoas, a experiência foi vivenciada no contexto da resposta humanitária realizada por organizações como a Visão Mundial e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o poder público. O objetivo é analisar, por meio do relato da trajetória de Sol, adolescente em situação de violência intrafamiliar acolhida durante as inundações, como os EACs contribuíram para sua proteção e desenvolvimento psicossocial, a partir da escuta qualificada, do brincar e da construção de vínculos seguros. A análise dialoga com referenciais da Psicologia Ambiental, da Psicologia Comunitária e da teoria bioecológica do desenvolvimento, reforçando o papel dos EACs como ferramentas de fortalecimento da resiliência infantil. O presente estudo evidencia a importância dos EACs como espaços capazes de favorecer a expressão emocional e a denúncia de violações, trazendo subsídios para refletir sobre a escuta qualificada nestes espaços e contribuindo para o aprimoramento das práticas psicológicas em contextos de emergência. Ao evidenciar os impactos positivos da atuação humanitária com crianças, este trabalho também oferece elementos para o fortalecimento de políticas públicas de proteção à infância em situações de vulnerabilidade social e ambiental. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Desastres pt_BR
dc.subject Espaços amigáveis pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Proteção pt_BR
dc.subject Desenvolvimento psicossocial pt_BR
dc.title A contribuição dos espaços amigáveis para a proteção e desenvolvimento psicossocial das crianças em situações de emergência: um relato de experiência pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Campos, Camila Bolzan de
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Psicologia


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