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RESUMO: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2025), o suicídio é a
terceira maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, com mais de 720 mil óbitos
anuais no mundo. O presente artigo busca, a partir de uma revisão bibliográfica nas
plataformas Scielo e Pepsic, enfatizar a importância da cultura como contexto social
construído a partir de símbolos dotados de significados compartilhados que podem
influenciar os comportamentos autolesivos e suicidas. O presente estudo entende a cultura
com base nos conceitos de memória cultural e comunicativa de Assmann (2008) e no
conceito de ideologias como sistemas culturais de Geertz (2015). Deste modo, a cultura é
vista como um conjunto de experiências e valores transmitidos ao longo do tempo, moldando
a identidade e as ações dos indivíduos. O objetivo do estudo é, a partir de uma abordagem
fenomenológica, identificar aspectos culturais que influenciam esses comportamentos, com o
intuito de ampliar estratégias de prevenção do suicídio e fomentar o debate sobre o fenômeno
no Brasil. |
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