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O presente trabalho propôs o desenvolvimento de um recurso terapêutico em formato de
baralho, com o objetivo de promover a flexibilidade psicológica em crianças de 6 a 12 anos,
com base na Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) adaptada ao público infantil. O
Baralho da Mente Flexível foi estruturado a partir dos seis processos do modelo Kidflex,
incluindo também atividades para o desenvolvimento da autocompaixão. Foram elaboradas 52
cartas com linguagem lúdica, metáforas e atividades práticas, favorecendo o aprendizado
experiencial, essencial na ACT. O material busca criar oportunidades para que as crianças
possam vivenciar os processos de forma concreta, ajudando-as a se relacionar com seus
pensamentos e sentimentos de maneira mais leve, aberta e flexível, ao mesmo tempo em que
incentiva ações alinhadas com o que realmente importa para elas. O recurso poderá ser
utilizado por profissionais e acadêmicos da Psicologia em contextos clínicos e
psicoeducativos. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa teórica, com base em
revisão narrativa da literatura, e não contempla aplicação prática junto ao público alvo. Para
pesquisas futuras, recomenda-se avaliar a aplicabilidade, aceitação e efetividade do material
em diferentes contextos de intervenção. O Baralho da Mente Flexível apresenta-se como um
recurso potencialmente útil para apoiar no desenvolvimento da autonomia e no enfrentamento
de desafios da infância, promovendo um direcionamento mais leve, flexível e alinhado aos
valores pessoais da criança. |
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