DSpace Repository

ACT para crianças: baralho como recurso terapêutico para flexibilidade psicológica

Show simple item record

dc.contributor.author Miranda, Glaucia Mariele Bandeira Pedro
dc.date.accessioned 2025-07-22T21:34:53Z
dc.date.available 2025-07-22T21:34:53Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4292
dc.description.abstract O presente trabalho propôs o desenvolvimento de um recurso terapêutico em formato de baralho, com o objetivo de promover a flexibilidade psicológica em crianças de 6 a 12 anos, com base na Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) adaptada ao público infantil. O Baralho da Mente Flexível foi estruturado a partir dos seis processos do modelo Kidflex, incluindo também atividades para o desenvolvimento da autocompaixão. Foram elaboradas 52 cartas com linguagem lúdica, metáforas e atividades práticas, favorecendo o aprendizado experiencial, essencial na ACT. O material busca criar oportunidades para que as crianças possam vivenciar os processos de forma concreta, ajudando-as a se relacionar com seus pensamentos e sentimentos de maneira mais leve, aberta e flexível, ao mesmo tempo em que incentiva ações alinhadas com o que realmente importa para elas. O recurso poderá ser utilizado por profissionais e acadêmicos da Psicologia em contextos clínicos e psicoeducativos. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa teórica, com base em revisão narrativa da literatura, e não contempla aplicação prática junto ao público alvo. Para pesquisas futuras, recomenda-se avaliar a aplicabilidade, aceitação e efetividade do material em diferentes contextos de intervenção. O Baralho da Mente Flexível apresenta-se como um recurso potencialmente útil para apoiar no desenvolvimento da autonomia e no enfrentamento de desafios da infância, promovendo um direcionamento mais leve, flexível e alinhado aos valores pessoais da criança. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Flexibilidade psicológica pt_BR
dc.subject Terapia da aceitação e compromisso pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Baralho terapêutico pt_BR
dc.subject Saúde mental infantil pt_BR
dc.title ACT para crianças: baralho como recurso terapêutico para flexibilidade psicológica pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Vivian, Aline Groff
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Psicologia


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account