dc.description.abstract |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo o DSM-5-TR, é caracterizado por
déficits persistentes na comunicação social e na interação, além de padrões restritos
e repetitivos de comportamentos, esses déficits envolvem dificuldade em
estabelecer reciprocidade social e emocional, como manter uma conversa ou
compartilhar interesses. Podem incluir também movimentos repetitivos, adesão
inflexível a rotinas, interesses intensos e restritos, e respostas incomuns a estímulos
sensoriais (APA 2023). A partir desse contexto, o presente artigo tem como objetivo
investigar de que forma o ambiente familiar influencia o desenvolvimento cognitivo,
emocional e social de crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de
um estudo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando o diário
de campo como fonte de coleta de dados. Os resultados mostraram a importância
do trabalho conjunto entre os profissionais da educação, da saúde e os
responsáveis legais da criança com TEA, destacando a necessidade de práticas que
fortaleçam os vínculos afetivos, promovam a aceitação do diagnóstico e favoreçam a
construção de um ambiente seguro e saudável. A atuação comprometida da família,
aliada a uma equipe escolar aberta para a inclusão, representa uma base sólida
para o desenvolvimento integral dessas crianças. |
pt_BR |