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O cenário acadêmico traz consigo adversidades de diversos aspectos, dentre eles o aumento
da presença dos transtornos mentais comuns (TMC) tem-se provado desafiador para os
acadêmicos dos cursos de saúde que almejam manter um ideal de saúde mental. Todavia o
entendimento sobre este fenômeno encontra-se prejudicado pela carência de estudos inerentes
a esta conjuntura. O objetivo do estudo foi mapear e analisar o contexto de saúde mental
apresentado pelos estudantes dos cursos de saúde no ambiente do ensino superior. Os dados
foram coletados por meio de um formulário online estruturado que mapeou os dados
sociodemográficos e sofrimento mental através do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20).
Os resultados revelaram que 98,02% dos participantes apresentaram sofrimento mental,
sendo 54,46% moderado. Sintomas como nervosismo, cansaço constante e dificuldades nas
atividades diárias foram os mais relatados. A maioria dos respondentes buscou psicoterapia
nos últimos 12 meses, principalmente em serviços particulares, indicando barreiras no acesso
ao apoio institucional. A alta prevalência de TMCs aliada às medidas protetivas de saúde
mental subutilizadas apontaram a necessidade da construção de políticas de atendimento
especializada, levando em consideração os aspectos biopsicossociais dos estudantes. |
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