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No nosso tempo, as redes sociais s„o uma ferramenta de demonstraÁ„o e construÁ„o
da identidade, principalmente na adolescÍncia. Elas influenciam de m ̇ltiplas maneiras
a forma que os jovens percebem e desenvolvem a sua autoestima e autoimagem. A
adolescÍncia È uma fase do desenvolvimento em que a influÍncia das redes sociais
pode repercutir em termos psicolÛgicos e comportamentais de forma complexa. Este
estudo realiza uma revis„o sistem·tica da literatura sobre a autoestima e autoimagem
dos adolescentes no uso de redes sociais. Os artigos foram buscados em bases de
dados nacionais e internacionais como MEDLINE/PubMed, SciELO, Literatura Latino-
Americana e do Caribe em CiÍncias da Sa ̇de (Lilacs) e PEPsic publicados entre 2020
a 2025 ( ̇ltimos cinco anos). Os descritores utilizados foram: autoimagem, autoestima,
rede social, uso das redes sociais, adolescente, juventude. Um total de 120 artigos
foram recuperados. Os artigos selecionados tratam diretamente da autoestima e/ou
autoimagem de adolescentes com uso de redes sociais. Desse modo, restaram 25
artigos. Tais estudos eram majoritariamente quantitativos, envolvendo adolescentes,
internacionais (24) e apenas um nacional. Os resultados das an·lises indicam que o
uso indiscriminado de redes sociais prejudica a sa ̇de mental dos adolescentes. A
literatura corrobora os achados nos artigos, mas tambÈm apontam outros caminhos.
H· necessidade de polÌticas p ̇blicas e melhor contribuiÁ„o ‡s famÌlias e aos jovens
sobre sa ̇de mental e sua relaÁ„o com redes sociais. |
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