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A gravidez, mesmo quando planejada, exige um período de adaptação significativo para todos os envolvidos, especialmente para a mãe, que vivencia a gestação de maneira direta. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar de que maneira a intervenção do Serviço Social pode contribuir para promover a inclusão e reduzir as vulnerabilidades de adolescentes em situação de gravidez precoce no Colégio La Salle Zé Doca. O objetivo principal é analisar os dados coletados durante os Estágios I e II, realizados entre 5 de setembro de 2023 e 5 de julho de 2024. A principal motivação para o desenvolvimento do projeto de intervenção foi o aumento dos casos de gravidez na adolescência observados na escola As iniciativas para abordar essa questão ressaltam a importância de entender o contexto familiar e social dos alunos. Em conclusão, o mapeamento familiar revelou a dependência de programas assistenciais e a escassez de informações sobre sexualidade, fatores que contribuem para a gravidez na adolescência. As ações de conscientização incluíram discussões sobre métodos contraceptivos e sexualidade, promovendo educação e prevenção. Além disso, a interação entre famílias e adolescentes foi fortalecida por meio de visitas domiciliares e do incentivo ao diálogo, considerados estratégias eficazes para enfrentar esse desafio. |
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